domingo, 21 de outubro de 2012

ENCONTRO ESTADUAL DE CATADORES EM SANTA CRUZ DO SUL


Santa Cruz do Sul (RS) realiza Encontro Estadual de Catadores

O evento terá a participação de catadores de materiais recicláveis de todo o Estado e contará com cerimônia de entrega de caminhões, diplomas do projeto Cataforte II e oficinas
Por Dalva de Oliveira
No próximo dia 18, das 9 às 18 horas, os catadores de materiais recicláveis do estado do Rio Grande do Sul estarão reunidos em Santa Cruz do Sul, para o Encontro Estadual de Catadores. O Evento é organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e acontecerá no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, onde serão debatidos temas do cenário nacional dos resíduos sólidos, entre eles as políticas públicas conquistadas pela categoria, além de sua inserção socioprodutiva na cadeia da reciclagem.
Na oportunidade, acontecerá a cerimônia de entrega de cinco caminhões e a entrega simbólica de outros onze, totalizando dezesseis caminhões às cooperativas do Rio Grande do Sul, adquiridos por meio do projeto Cataforte II Logística Solidária - sendo cinco para a Rede Cooarlas (Cooperativa de Reciclagem Amigos Solidários de Canoas); cinco para a Rede Coomcat (Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul e região); cinco para a Rede Cootracar (Cooperativa de Catadores e Carroceiros de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização de Gravataí e região) e um para a Rede Uniciclar (Cooperativa de Recicladores e Catadores do Município de São Leopoldo). De acordo com o coordenador da Coomcart, Fagner Antônio Jandrey, “a entrega dos caminhões será muito especial, de celebração, avanço e de conquistas para os catadores. Esses veículos vão potencializar as condições de trabalho, consolidar as políticas públicas e mostra o reconhecimento que os parceiros têm pelo trabalho de todos os catadores”, disse. 
Cerca de mil catadores de todas as regiões do estado irão receber os diplomas do curso de formação do Projeto Cataforte II. No período da tarde, os catadores participarão de oficinas para o fortalecimento dos trabalhadores.
Estarão presentes no evento, os presidentes da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit e da Fundação Luterana de Diaconia, Carlos Bock; o superintende da Fundação Nacional de Saúde - Funasa/RS, Gustavo de Mello; o superintendente regional do Banco do Brasil, Gustavo Henriques da Rosa; o gerente de mercado DRS do Banco do Brasil,  Carlomagno Goebel;  representantes do Movimento Nacional dos Catadores; da prefeitura de Santa Cruz do Sul; membros da reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul; da Comissão de Saúde e Meio Ambiente; da Assembleia Legislativa; representantes do Fórum de Ação pela Coleta Seletiva e Solidária de Santa Cruz do Sul; representantes de movimentos sociais; além das entidades de apoio aos catadores.
Em 2010, o Projeto Cataforte I atendeu 10.600 catadores em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal e teve como objetivo mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva da reciclagem. A ação contemplou entidades formalmente constituídas, priorizando catadores vinculados a empreendimentos econômicos solidários e que tivessem acessado previamente políticas públicas de apoio e fomento do Governo Federal

Desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, BNDES e  Petrobrás, o projeto Cataforte II – Logística Solidária prioriza ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura de logística das cooperativas e associações, preferencialmente organizadas em rede, por meio da aquisição de veículos, capacitação de catadores e de lideranças, possibilitando a melhoria da capacidade operacional de coleta, transporte e comercialização. O projeto já entregou mais 70 caminhões nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário