O cavalo foi um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem e foi a principal alavanca para o desenvolvimento do mundo nos primeiros séculos. O Brasil é o terceiro rebanho eqüestre do mundo, com 5,8 milhões de animais. O mercado brasileiro do cavalo movimenta a cifra de U$ 3 bilhões e cresceu nos últimos 10 anos 8% ao ano, média superior ao PIB brasileiro.
O cavalo nas Américas
Os primeiros cavalos que chegaram no Continente Americano, mais precisamente no México, foram trazidos por Hernán Cortés, em 1519. Eram animais tão estranhos que assustaram os habitantes locais. Cobertos de pesadas armaduras, pareciam verdadeiras máquinas de destruição, blindadas e indestrutíveis (Para manter essa imagem de imortalidade, quando morria um cavalo, Cortés mandava enterrá-lo às ocultas). Graças à pólvora, às espadas, às armaduras, mas principalmente ao cavalo, com enorme inferioridade numérica, os espanhóis dominaram e exterminaram os astecas. Conta a História, que o mesmo pavor tiveram os gregos, que também não conheciam o cavalo, ao serem invadidos pelos mongóis. Seria a origem da lenda dos Centauros.
Os “antepassados” ingressaram em nossa terra há mais de 500 anos. Vieram junto com nossos colonizadores, portugueses e espanhóis, enfrentando um extenso processo de seleção natural, onde os mais fortes e resistentes ao meio ambiente sobreviveram e se reproduziram.
Guerra dos Farrapos – BRAVURA no RGS
O Rio Grande do Sul que teve suas fronteiras forjadas a espada e patas de cavalo, carrega na sua história a paixão do gaúcho pelo cavalo. Essa paixão proporciona, além da satisfação do contato homem-animal, o encurtamento e criação de laços de amizade entre os adeptos do convívio. Pessoas se reúnem, aprendizados são absorvidos, idéias são trocadas e negócios são realizados.
O CAVALO tem uma ligação muito forte com a Família e tem sido motivo de fortes amizades. O cavalo, símbolo do gaúcho, cresce a cada ano no cenário rio-grandense e nacional. Utilizado para lazer, terapia, esportes e para o serviço de campo, é responsável por uma significante fatia do mercado de trabalho no país.
PARA O POVO GAÚCHO, O CAVALO SIMBOLIZA A LIBERDADE
Um sonho lindo virando realidade!!! Parabéns pela bela iniciativa! Bjs
ResponderExcluirMárcia.. se Deus quiser vamos estar nas ruas muito em breve... Temos bons parceiros! hehee Bjs
ExcluirExcelente blog, estamos juntos nessa luta.
ResponderExcluirVisite nossas organizações em defesa dos animais.
https://www.facebook.com/WOAKINGDOM
https://www.facebook.com/professorpbgsoarescorreia
https://www.twitter.com/OIABRAZIL
blog|site:www.internationalorganizationofanimal.blogspot.com.br